China (Civilização)
Ás margens do Rio Huang Ho, nasceu uma das civilizações mais antigas do mundo, a Civilização Chinesa.
China (中國 em chinês tradicional, 中国 em chinês simplificado, Zhōngguó; no sistema pinyin e Chung-kuo no sistema Wade-Giles), Civilização Chinesa ou Civilização Sínica é uma região cultural, uma antiga civilização e, dependendo da perspetiva, uma entidade nacional ou multinacional, situada na maior parte do leste asiático. É uma das grande oito civilizações contemporâneas e uma das mais antigas ainda existentes. Sua cultura expandiu-se para diversos países da Ásia, como a Mongólia, a Coreia do Norte, a Coreia do Sul, Taiwan, Laos, Vietnã e Camboja.
O confucionismo, o taoismo e o budismo formam a base da civilização chinesa sendo a confuciana a sua principal base. Criando padrões de comportamento, tradições e costumes. Essa três filosofias valorizam a solidariedade, a cultura e a educação.
A última Guerra Civil Chinesa (cujo maior combate terminou em 1949) resultou na formação de duas entidades políticas que usam o nome China:
- República Popular da China (RPC), vulgarmente chamada de China Comunista ou simplesmente China, tem controle sobre a China continental e sobre os territórios auto-governados de Hong Kong (desde 1997) e Macau(desde 1999).
- República da China (RDC), vulgarmente chamada de China Nacionalista ou Taiwan, tem controle sobre as ilhas de Taiwan, Pescadores, Kinmen e Matsu.
Confucionismo
Baseado nos ensinamentos de Confúcio, formulados no século V a.C., compõe-se de um conjunto de regras éticas que o tornam mais uma proposta filosófica que uma religião. Valoriza-se o ensino e a presença de sábios e intelectuais no poder. As ideias de Confúcio formaram a doutrina oficial do governo chinês entre o século II e o início do século XX.
Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião. Conhecida pelos chineses com "ensinamentos dos sábios". Fundamentada nos ensinamentos de seu mestre, o confucionismo encontrou uma continuidade histórica única. Além de tradição religiosa, o confucionismo é considerado uma filosofia, ética social, ideologia política, tradição literária e um modo de vida. Confúcio, forma latina de Kung Fu Tsé, filósofo chinês do século VI a.C, compila e organiza antigas tradições da sabedoria chinesa e elabora uma doutrina assumida como oficial na China por mais de 25 séculos. Combatido como reacionário durante a Revolução Cultural chinesa (1966-1976), o confucionismo toma novo impulso após as recentes mudanças políticas no país. Atualmente, 25% da população chinesa declaram-se adeptos do confucionismo.
Taoismo
O taoísmo, também conhecido como Daoísmo, é uma religião surgida na China do século II (durante a dinastia Han) e originária de uma filosofia oriental, muito valorizada pelo confucionismo, conhecida como Tao (caminho). A origem do componente filosófico do taoísmo é atribuída ao filósofo chinês Lao Tse, que viveu no século VI a.C.
Aspectos da filosofia taoísta:
- A sabedoria do Tao (caminho) é a única fonte do universo;
- A vida é regida por dois elementos (dualismo): yin (feminino) e yang (masculino). Estas duas forças se complementam e não podem existir uma sem a outra.
- As atitudes humanas devem estar sempre de acordo com a natureza;
- O ser humano deve buscar o equilíbrio do corpo e deste com a natureza;
- O ser humano deve buscar o desprendimento do mundo material, não devendo desejar nada. De acordo com o taoísmo, quando um desejo é satisfeito, outro aparece em seu lugar.
- A vida é regida por dois elementos (dualismo): yin (feminino) e yang (masculino). Estas duas forças se complementam e não podem existir uma sem a outra.
- As atitudes humanas devem estar sempre de acordo com a natureza;
- O ser humano deve buscar o equilíbrio do corpo e deste com a natureza;
- O ser humano deve buscar o desprendimento do mundo material, não devendo desejar nada. De acordo com o taoísmo, quando um desejo é satisfeito, outro aparece em seu lugar.
Curiosidade:
- Existem no mundo, aproximadamente, 2,7 milhões de adeptos do taoísmo. No Brasil, de acordo com o Censo do IBGE de 2000, existem 857 seguidores.
Budismo
Surgido na Índia no século VI a.C., o budismo chegou a China somente no século I d.C. Sidarta Gautama, chamado Buda (o iluminado) foi seu fundador. Gautama pregava contra o sitema de cartas e os privilégios decorrentes dele. A ideia fundamental do budismo é a de que o sofrimento existe, mas que é possivel cessá-lo por meio da correção na compreensão, no pensamento, na fala, a ação, no meio de vida, no esforço, na atenção plena e na concentração. Oobjetivo final é atingir o nirvana, o estado de libertação do sofrimento, e escapar do ciclo de mortes e renascimentos.
O teto do mundo
Situado no extremo oriente da China, o Tibete, um extenso planalto de elevação média de 4,600 metros, é chamado "teto do mundo". Região de tradição budista, sob a autoridade suprema de um dalai-lama (chefe religioso), foi ocupado pela china em 1950. Após uma rebelião contra o dominio chinês, em 1959, as principais lideranças tibetanas exilaram-se na Índia. Grande Parte dos monastérios budista foi destruída, e o domínio chinês cresceu: houve a incorporação de parte do território tibetano a outras provincias, e foram enviados imigrantes de outras etnias para a região. Hoje em dia, as estimativas são de que a população chinesa do Tibete já supere a tibetana. O dalai-lama, embora não faça mais discursos pela independência, ainda busca autonomia para a região.
Muito bom o blogger. Principalmente a religião Taoísmo, gostamos muito por isso vamos colocar mais sobre ela: "O Taoísmo é o único conjunto de ensinamentos filosóficos e práticas religiosas que se originou na China. Suas raízes surgem com os antigos panteístas chineses e crenças xamânicas. Foi criado por Lao-Tsé durante o Período dos Estados Guerreiros e se tornou uma religião organizada no século 5 d.C. Seu texto fundamental é o Tao Te Ching, originalmente escrito por Lao-Tsé, e reflete sobre o caminho para a humanidade eliminar o conflito e o sofrimento.' Parabéns pelo blogger!!
ResponderExcluirAmei. Aprendi mais um pouquinho, obrigada.
ResponderExcluir